Notícia

UPB Capacita reúne mais 200 técnicos municipais em Juazeiro

Mai 15
  2019

Evento segue até amanhã discutindo controle interno e financiamento da educação

Foi aberto na manhã desta quarta-feira (15), em Juazeiro, o UPB Capacita. O evento realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) tem como objetivo orientar de forma regionalizada os agentes públicos dos municípios, no controle interno, prestação de contas e financiamento da educação, entre outros temas ligados à gestão. O encontro reuniu mais de 200 técnicos municipais e mais de 10 prefeitos do Vale do São Francisco e Nordeste do estado, entre eles presidentes de consórcios públicos intermunicipais.

Na abertura, o prefeito anfitrião, Paulo Bomfim, que também é vice-presidente da UPB, agradeceu a entidade, na figura do presidente Eures Ribeiro, por atender à solicitação de levar o UPB Capacita a Juazeiro, qualificando o trabalho dos servidores locais. “Para que a gente possa errar o mínimo possível, fazendo com que os problemas do dia a dia se minimizem”, reforçou.

No evento, Clériston Gomes, prefeito de Santa Brígida e presidente do Consórcio do Sertão Baiano, ressaltou que as exigências dos órgãos de controle demonstram a necessidade de capacitar as equipes para que “prestem um melhor serviço à população”. Já a prefeita Jailma Dantas de Banzaê afirma que o tema trazido “está batendo na porta de todos os prefeitos”. Segundo ela, “não é um momento pomposo é de conhecimento”.



Diversos temas nacionais que afligem os gestores também foram destacados pelos prefeitos. Genário Rabelo, presidente do Constesf e prefeito de Canudos, lembrou as grandes obrigações repassadas aos municípios e a necessidade de unificar as eleições no Brasil para a economia do erário público. Já o prefeito de Queimadas e presidente do Consisal, André Luiz, disse que os municípios caminham para metade do ano e até agora não foi dito pelo Governo Federal o que será feito da educação.

Cobrando respostas para as dificuldades dos municípios, o prefeito de Andorinha, Renato Brandão, que é presidente do Consórcio de Desenvolvimento Território Piemonte do Itapicurú - CDS Senhor do Bonfim, defendeu que os prefeitos se unam na luta por melhorias. "Estamos assumindo a maior parte das responsabilidades sem a contrapartida financeira da união", afirmou ao defender um pacto federativo com mais equilíbrio entre União, estados e municípios.    


Até amanhã (16), os participantes poderão aprimorar o conhecimento em licitação, contratos, contabilidade pública e muitos outros assuntos. A capacitação oferecida pela UPB tem o apoio da Prefeitura de Juazeiro, do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), da TreineCap, Bahia Vale, dos consórcios Cisan, Consisal, Constesf e APSB.

PUBLICIDADE