Notícia

Romeiros de todo o país vão ao Santuário de Bom Jesus da Lapa


Jul 27
  2016

A capital baiana da fé concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, no mês de agosto, a Romaria do Bom Jesus, em que atrai milhares de fiéis todos os anos

A cidade de Bom Jesus da Lapa é um dos maiores exemplos de fé cristã no Brasil. O município abriga o Santuário de Bom Jesus da Lapa, lugar de romaria há quase trezentos anos. O período de maior movimentação ocorre entre julho e setembro. Nessa época, mais de 700 mil pessoas visitam a cidade. A primeira romaria - da Terra ou das Missões - começa em julho, quando os romeiros da região se dirigem ao santuário. Já a romaria ao Bom Jesus - a maior delas - reuniu milhares de pessoas no período de 01 a 03 de julho (39º Romaria da Terra e das Águas). O ponto alto será no dia 6 de agosto, que é consagrado ao santo padroeiro do município.

 BOM JESUS DA LAPA

A religiosidade do povo brasileiro se expressa ao longo do Velho Chico: cada cidade, povoado e lugarejo, por menor que seja, conta com uma capela ou igrejinha. Às margens do rio, também está um dos mais famosos pontos religiosos do nordeste, o Santuário de Bom Jesus da Lapa. Verdadeira Meca dos sertões, a igreja regula a vida da cidade que leva seu nome e atrai milhares de romeiros todos os anos.

SANTUÁRIO - O Santuário do Bom Jesus da Lapa é um dos mais antigos santuários no Brasil. Já completou mais de 300 anos desde quando se tornou lugar de romarias. A cidade de Bom Jesus da Lapa, não é nenhum centro turístico, comercial, ou mesmo industrial. Sendo a Lapa uma cidade no sertão baiano que é conhecida no Brasil inteiro. A importância vem do Santuário do Senhor Bom Jesus, que abriga sua milagrosa Imagem agasalhada na gruta. Bom Jesus da Lapa tornou-se famosa graças as romarias ao Santuário do Senhor Bom Jesus, anualmente visitado por milhares de peregrinos. Toda essa gente está peregrinando ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa, numa  incessante visita, para encontrar-se  com Cristo, a fim de se reconciliar com Deus.

 BOMJESUSLAPA3

Bom Jesus da Lapa é terra de oração. Daí vem sua importância como centro religioso. Anualmente por lá passa uma procissão de pobres e de ricos. Todos querem neste Santuário falar com Jesus, apresentar-lhe seus agradecimentos e pedidos. Muitos trazem dores terrestres e levam consolações celestes, outros vão atormentados pela consciência dos pecados e misérias, e voltam aliviados pela graça do perdão e da paz. A devoção ao Senhor Bom Jesus, está enraizada no coração do povo brasileiro. Considerada milagrosa, a gruta de Bom Jesus da Lapa tornou-se um dos maiores símbolos religiosos do interior. O povo se reúne aos milhares na esperança de conseguir favores e agradecer uma benção. Numa região de natureza sofrida, a gruta de Bom Jesus da Lapa representa a esperança na fé, muitas vezes a única que prevalece.

POTENCIAL - Por causa disso, na Bahia, o município só perde em potencial turístico para grandes centros como Salvador e Porto Seguro. Em 6 de agosto, 15 de setembro e 4 de outubro – Festa do Bom Jesus, Nossa Senhora da Soledade, Festa do Romeiro – mais de 200 mil visitantes lotam a cidade de apenas 50 mil habitantes. A estimativa anual indica um fluxo de turistas em torno de um milhão de pessoas. A beleza natural e a forte devoção pelo Bom Jesus fazem desse lugar “a capital baiana da fé”. Para o povo nordestino, trata-se de um lugar verdadeiramente sagrado.

A história da primeira grande cidade às margens do Rio São Francisco, quando este entra no território baiano, está diretamente ligada ao santuário, principal razão da prosperidade local. Até hoje o município cresce em torno do penhasco ou “lapa”, onde está o santuário. Desde o final do século 17, a devoção vem crescendo e a gruta começou a ser visitada por quantos desciam ou subiam nas “gaiolas” e canoas o São Francisco, acompanhados pela população móvel do ciclo da mineração e pelos romeiros, que até hoje chegam em caminhões “paus-de-araras”.

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis