Notícia

PSD é a sigla que mais conquistou prefeituras na Bahia, seguida do PP e DEM

Nov 17
  2020

O Partido Social Democrático (PSD) foi a sigla da base do governador Rui Costa que mais conquistou prefeituras nas eleições de 2020. Em 2016, o PSD alcançou 82 prefeituras, em 2020 foram 107 – um aumento de 30%. Presidente do PSD Bahia, o senador Otto Alencar (PSD) avaliou o momento de pandemia provocado pela covid-19 como um fator que dificultou muitas campanhas, mas destacou que o partido teve um bom desempenho em 2020 e cresceu, assim como ocorreu em 2016.

Partido do vice-governador João Leão, o PP foi a segunda sigla a eleger mais prefeitos nos estados, saindo de 57 para 92 municípios. O Democrata também segui crescendo a passou o PT e o MDB. O partido, que tem o prefeito ACM Neto como presidente nacional, saiu de 34 para 38 prefeituras, entre elas a da capital baiana.

Em entrevista ao A TARDE, Otto Alencar agradeceu aos correligionários, vereadores, vice-prefeitos, prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, estaduais e o ao senador Angelo Coronel (PSD) por contribuírem para o sucesso eleitoral da sigla . “Não é fácil conquistar 107 dos 417 municípios da Bahia, é mais de 25% do estado”.

Apesar de conquistar cidades como Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna e Paulo Afonso, o partido perdeu cidades que eram dadas como certas na região de Jequié, o motivo teria sido uma atuação do governador Rui Costa (PT) em apoio às candidaturas do Partido Progressista (PP).

O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, que é também o presidente estadual do PP, comemorou o crescimento da legenda acima de 30% se comparado com o pleito de 2016 em todo estado, saindo de 57 no início de 2017 para 92 chefes de executivos do PP em 2021.



Fonte: A Tarde


Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis