Notícia

Projeto Rondon assina acordo para operação nos municípios da Bahia

Set 3
  2019

A ação de cidadania e troca de experiências está prevista para ocorrer em julho de 2020

Na manhã desta terça-feira (3), a coordenação do Projeto Rondon reuniu, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), os prefeitos dos municípios pré-selecionados para receber a operação Portal do Sertão, prevista para ocorrer em julho de 2020. Na ocasião foi feita a assinatura do acordo de cooperação entre o Ministério da Defesa e as Prefeituras.

O Projeto Rondon é destinado a contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais locais, concomitantemente, contribui para que estudantes universitários, chamados de rondonistas, aprimorem os processos de desenvolvimento e fortalecimento de sua cidadania através da experiência. 

O coordenador geral do projeto, almirante Luiz Octávio Barros Coutinho afirmou que a expectativa é fazer um trabalho conjunto com aos municípios permitindo um “olhar diferenciado” para “contribuir com o desenvolvimento sustentável na área da saúde, educação, cooperativismo e agricultura familiar”. Coutinho destacou também que, “eles [rondonistas] terão a oportunidade de passar quase 15 dias vivendo com as comunidades, conhecendo a realidade, sendo abraçados e passando o que eles têm de mais precioso, o conhecimento”.

Para o prefeito Rogério Serafim, do município de Serra Preta, no semiárido-baiano, a expectativa é “muito positiva”. Segundo ele, “são ações multidisciplinares e olhares diferentes que vêm para o município e vão contribuir de forma positiva com a nossa gestão, trazendo novas ideias ao corpo técnico da prefeitura para que a gente possa fazer planos de ação mais positivos e proativos para o povo de nossa terra”.

O presidente da UPB, Eures Ribeiro, foi representado na cerimônia pelo superintendente da entidade, Leonardo Minho, que colocou a estrutura da UPB à disposição do projeto. “Estamos vivendo um momento de crise e estamos falando de municípios com o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] muito baixo. Então só temos que agradecer a iniciativa e sensibilizar os prefeitos para apoiar o projeto”, ressaltou.

A Operação

A Operação Portal do Sertão deverá ocorrer entre os dias 16 de julho e 3 de agosto de 2020, quando o estado da Bahia receberá mais de 200 rondonistas dentre professores e alunos universitários oriundos de diversas instituições de ensino superior do país. Feira de Santana será o centro regional que servirá de base para as equipes.

No total 16 municípios foram pré-selecionados na Bahia. São eles: Água Fria, Anguera, Caetanos, Candeal, Coração de Maria, Itatim, Macururé, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Santa Teresinha, Santanópolis, Serra Preta, Sítio do Quinto, Tanquinho e Teodoro Sampaio.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis