Notícia

Prefeitura promove 3ª edição do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Set 11
  2019

O Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade chega à 3ª edição, na próxima semana, com uma programação que suscita, no interior baiano, reflexões sobre responsabilidade ambiental, mudanças climáticas, gestão sustentável e preservação.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), tem como foco provocar discussões, incitar ao debate, possibilitar o compartilhamento de informações e pautar ações que visem à melhoria da qualidade de vida através da conscientização e de investimentos em projetos sustentáveis.

“A intenção é disseminar conhecimento, possibilitar a troca, promover discussões, sensibilizar a população sobre temas de alcance não apenas municipal, mas estadual e nacional no que se refere ao meio ambiente. No último mês, a capital baiana sediou um grande evento de referência, a Semana do Clima, em que foram discutidas mudanças climáticas, aquecimento global, impactos gerados pelos sistemas de produção. Aqui em Alagoinhas, vamos iniciar o Fórum com a participação da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, de Salvador, justamente porque acreditamos que começar falando sobre os projetos que estão dando certo e sobre ações exitosas que podem ser incorporadas à realidade do município é uma forma de trazer encaminhamentos positivos e de gerar ações de ordem prática”, afirmou a engenheira ambiental da SEDEA, Laís Secundino de Souza.

Segundo ela, também estão previstos, no Fórum deste ano, debates sobre temas como “Tecnologia Limpa”, “Agroclimatologia e adubação”, “Gestão Organizacional e Sustentável”, além de ponderações sobre fontes renováveis de energia, recuperação de áreas degradadas e preservação ambiental.

O Fórum é um desdobramento do Encontro de Meio Ambiente de Alagoinhas (EMA), do Programa de Educação Ambiental da Prefeitura, com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e acontece de 16 a 18 de setembro, no Centro de Cultura.

Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso, que desde 2017 ressalta a importância do evento, em Alagoinhas, o interesse do município por avanços nas questões ambientais não é circunstancial. As discussões do Fórum em 2018 incitaram a um movimento da secretaria pelo plantio de mudas com foco na recuperação de áreas degradadas e na conservação de áreas verdes que, em 2019, rendeu desdobramentos positivos em projetos de educação ambiental junto a escolas municipais.

Em novembro do ano passado, o programa Alagoinhas 3+, idealizado pela SEDEA, foi destaque no maior encontro sobre Arboricultura e Meio Ambiente do Nordeste e, em maio deste ano, a experiência de Alagoinhas com o projeto “Floresta Escola” foi apresentada em um encontro na Universidade Federal de Santa Catarina.

“Tudo isso está interligado. As provocações e reflexões que surgem através de discussões propostas no Fórum, por exemplo, geram práticas profícuas na nossa cidade. Em contato com o que de mais atual se discute, hoje, em termos de sustentabilidade, conseguimos não apenas aprender, mas contribuir na luta contra a depredação do meio ambiente, cientes de que a mudança começa localmente”, salientou José Edésio Cardoso.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente informou que qualquer cidadão interessado pode participar do evento, mediante doação de 1kg de ração para cães ou gatos. As inscrições devem ser realizadas até sexta-feira (13), na sede da SEDEA, localizada na Rua Soror Joana Angélica, s/n, no centro de Alagoinhas. As vagas são limitadas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis