Notícia

Municípios da região de Feira de Santana participam do UPB Capacita

Mai 10
  2018

Busca por eficiência na gestão municipal é o objetivo da série de capacitações programadas pela UPB este ano


Foi aberta na manhã desta quinta-feira (10) a primeira edição do ano do UPB Capacita. A orientação gratuita oferecida aos gestores públicos pela União dos Municípios da Bahia (UPB) ocorreu no auditório do Hotel Ibis, em Feira de Santana, e contou com a participação de técnicos e prefeitos dos municípios da região. O evento segue até esta sexta (11) discutindo assuntos como licitação e contratos, rejeição de contas, projetos de engenharia, reforma tributária, captação de recursos, planejamento e comunicação.

“Não é fácil a missão de governar, temos que ter sabedoria. E a UPB faz questão de ajudar os gestores nessa tarefa, orientando, trazendo informações úteis e ensinando a fazer o que é certo. No final, a gente acredita, que todo esse esforço se reverte em gestões mais eficientes e preocupadas em atender o interesse do cidadão”, ressaltou o presidente da UPB, Eures Ribeiro.

O gestor que também é prefeito de Bom Jesus da Lapa aproveitou a oportunidade para convocar prefeitos, secretários e vereadores a participarem da XXI Marcha a Brasília, que ocorre de 21 a 24 deste mês. Ainda na abertura, o prefeito de Araci e vice-presidente da UPB, Silva Neto, prestou uma homenagem ao corpo técnico da instituição. “Muito do que acontece hoje de avanço na condição de trabalho das prefeituras se deve ao trabalho suado desse povo da UPB”, destacou o gestor ressaltando que a atuação da entidade é referência para o municipalismo nacional.




RELEVÂNCIA TÉCNICA

Os prefeitos que fizeram parte da mesa de abertura destacaram a importância da iniciativa da UPB. O prefeito de Santo Estevão, Rogério dos Santos Costa, que também é presidente do Consorcio Portal do Sertão, afirmou que “quem dá a base para que o prefeito avance e não tenha nenhum erro formal nos seus processos são seus colaboradores, que ajudam no êxito da gestão”. Já o prefeito de Lamarão e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, Dival Pinheiro, reforçou: “Quero agradecer o trabalho do nosso presidente Eures, que de maneira solidária tem emprestado sua força de trabalho aos municípios da Bahia”.

A relevância da capacitação para a formação técnica dos servidores municipais também foram apontados por convidados como a presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães e ex-presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, e parceiros como o representante do IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública, Jaildo Aboboreira.

AGENDA DE CAPACITAÇÕES

As capacitações da UPB seguem um calendário divulgado pela entidade no último mês. Pela programação, os próximos eventos são o Curso para Secretários de Finanças, na sede da UPB dia 16 de maio, a Marcha a Brasília, de 21 a 24, o Lançamento do Projeto Semiárido Com Vida, no dia 5 de junho, e a volta do UPB Capacita na estrada de 12 e 13 de julho, no Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista. A agenda completa está disponível no site da UPB.