Notícia

Investimentos na Educação em Paulo Afonso refletem em ensino de qualidade

Dez 3
  2019

Atividades são desenvolvidas durante todo o ano letivo; a gestão municipal também investe nos servidores, com capacitações para o desenvolvimento das competências pedagógicas

Que educação é prioridade, todo mundo está careca de saber. E tendo em vista essa relevância, a prefeitura de Paulo Afonso realiza ações que contribuem com a qualidade dos serviços prestados. Em toda a rede, competências pedagógicas e logística de acompanhamento são pensadas para que os alunos tenham acesso garantido a um ensino eficaz e promissor.

Para aprimorar ainda mais esses serviços, construções e requalificações, capacitações e investimentos estão sendo realizados em todo o município. O prefeito Luiz de Deus diz que é através da Educação que teremos uma cidade cada vez mais justa e igualitária.

“Essa semente deve sempre estar sendo plantada. Nosso município tem sido referência não apenas na Bahia, mas em todo o Nordeste, na área de educação. Os investimentos que estamos realizando contribuem diretamente na qualidade do serviço prestado. Esse é o caminho ideal para que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.

Na área da educação infantil, os estudantes são acompanhados por um sistema de livros implantado em 2017 e que contribui com o desenvolvimento da aprendizagem. Ao todo, mais de três mil alunos são atendidos em toda rede municipal de ensino.

Os alunos recebem por ano quatro exemplares que abordam as mais variadas dinâmicas, tendo espaço para pintura e elementos que primam pelo desenvolvimento dentro e fora da sala de aula. O material ainda conta com uma plataforma digital que subsidia o professor e a criança, com jogos lúdicos e interativos.

Na parte de acompanhamento dos alunos, a Secretaria de Educação disponibiliza um kit com fardamento, tênis e utensílios para higiene bucal. “Nossa meta é prestar aos nossos alunos uma educação de qualidade, fazendo com que eles aprendam e sintam na escola um ambiente familiar e de aconchego”, afirma a secretária de Educação, Elza Brito.

Quando o assunto é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Paulo Afonso ultrapassou as expectativas. A meta de 2017 para as turmas de 4º série°/ 5º ano do Ensino Fundamental era de 5.1, mas Paulo Afonso atingiu a marca de 5.3.

Ainda na parte de estrutura dos alunos, o município adquiriu seis mil novas carteiras, sendo ideal para o aprendizado. No transporte escolar cinco novos ônibus foram adquiridos, através do Programa Caminho da Escola.

O município também disponibiliza a Escola Arte Educação. O local desenvolve atividades, em horário oposto das aulas, nas áreas de música, arte, entre outros. A unidade vem se destacando e traz a oportunidade para que os alunos possam desenvolver atividades extras.

Capacitações e formações

Aprimorando o trabalho da equipe, os servidores da Secretaria participam de capacitações ao longo de todo o ano. A Jornada pedagógica é um exemplo, onde os professores e funcionários discutem as competências que serão trabalhadas.

A Formação Continuada também oferta aos professores momentos de reciclagem e oportunidade de aprimoramento do conteúdo que está sendo dado em sala de aula.

Os alunos, por sua vez, participam de concursos e competições durante o calendário letivo, e têm conquistado muitos títulos, a exemplo da Olimpíada Brasileira de Astronomia (Oba), onde medalhas foram recebidas, o que reforça a qualidade do acompanhamento nessas competições.

Projetos de incentivo à literatura também são realizados na Seduc. Neles, os alunos desenvolvem as competências e apresentam produções que contribuem com o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Cuidados especiais e alimentação

Para cuidar e acompanhar as crianças com necessidades especiais, a rede educacional dispõe de cerca de 150 cuidadores. O trabalho desses profissionais faz com que esses alunos se desenvolvam e é fundamental para o andamento das tarefas escolares dos alunos com deficiência, garantindo a eles bem-estar e segurança durante o período em que se encontram na escola.

As merendeiras do município também são assistidas, com capacitações de manuseio e trato com os alimentos distribuídos nas unidades de ensino. Os gêneros alimentícios são distribuídos pelo Núcleo Municipal de Alimentação Escolar (Numae), que também prepara todo o cardápio das escolas, por meio de nutricionistas, ofertando uma merenda equilibrada e com todos os nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento dos estudantes.

 

 

Construções e requalificações

Para assistir aos alunos com maior qualidade, a gestão municipal realiza intervenções nos prédios existentes e investe na construção de novas unidades.

Na área rural, a escola Amâncio Pereira passa por ampliação e requalificação, melhorando toda a infraestrutura da unidade de ensino. No Bairro Moxotó, com a ampliação e requalificação da Guiomar Pereira, mais 250 novas vagas foram ofertadas.

No Bairro Tancredo Neves III, a escola Georgina Alves da Silva também foi reformada e ampliada, aumentando a oferta de vagas. No Bairro Marina França, a gestão municipal está construindo uma escola modelo, que vai abrigar 12 salas e espaço de convivência. A obra está prevista para ser entregue em 2020.

No Centro, está sendo construída a Creche Casulo Lar da Criança Feliz. O local vai atender crianças até 5 anos, totalizando cerca de 150 alunos, que estudarão em horário integral. De acordo com o subsecretário de Educação, Pedro Gomes, a construção da nova unidade dará às crianças oportunidade de desenvolvimento nas atividades pedagógicas. 

"Essa obra foi conseguida em parceria com o FNDE e a previsão é que tudo transcorra dentro da normalidade e, no próximo ano, a creche esteja pronta e os alunos possam ser atendidos", afirma.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Certificado

Eventos, Palestras e Cursos

Redes Sociais

Links Úteis